Trompete
Por: Israel Cardoso - 19/10/2004 / 13:40 in "http://www.opcaogospel.com.br/reportagens/lerReportagem.asp?id=6"
TROMPETE
História e a sua Origem
Dentre os instrumentos da seção de metais, o trompete é o mais antigo . Quando o túmulo do faraó egípcio Tutankhamon foi aberto, em 1923, foram descobertos dois trompetes retos - um de prata e o outro de cobre datando aproximadamente de 1350 ªC.
Na época medieval, os trompetes era usados em acontecimentos militares ou cerimônias, executando fanfarras brilhantes, baseadas no limitado numero de da série harmônica .
Logo após 1600, o trompete (agora em formato oblongo) foi incorporado à orquestra, no início tocando principalmente em óperas e em música sacra, para reforçar as passagens que expressassem estados de espírito tais como alegria e triunfo .
No final do século XVII, os trompetistas estavam desenvolvendo a difícil arte de tocar no registro agudo, o clarino, onde as notas da série harmônica se encontravam mais próximas. Essas técnica tornou possível tocar melodias em vez de meras fanfarras. Entretanto, durante a época de Mozart e Beethoven, a arte de tocar no clarino havia desaparecido quase que completamente. Os compositores estavam uma vez mais limitados a escrever para a extensão de notas produzidas pelo “trompete natural” - o trompete que, antes da invenção do sistema de válvulas, estava restrito às notas “naturais” da série harmônica . As voltas (tubos adicionais) eram usadas para mudar a afinação básica, mas as notas disponíveis continuavam limitadas à série harmônica do novo comprimento total do tubo .
A fanfarra típica da ilustração abaixo é da ópera Fidélio, de Beethoven, e anuncia a chegada do governador da prisão para salvar Florestan, injustamente aprisionado e condenado à morte.
Várias tentativas foram feitas para aumentar a extensão das notas, mas somente com a invenção do sistema de válvulas é que o problema foi resolvido com sucesso, por volta de 1815. O Sistema de válvulas torna o trompete moderno, hoje em dia, um rival dos instrumentos de sopros, tanto na extensão quanto na agi
lidade.

CONSTRUÇÃO
Podemos dizer que o trompete nasce na era dos metais. Praticamente todas as civilizações que dominaram a técnica da metalurgia procuraram reproduzir em metal os instrumentos feitos originariamente com chifres de animais. Mesmo se a maioria desses instrumentos nunca chegou até nós, podemos ter uma idéia clara de como eram através de pinturas, esculturas e outras formas de representação iconográfica que se preservaram através dos tempos.
Na sua infância, o trompete era um simples instrumento de sinalização, empregado principalmente pelos guerreiros e posteriormente militares, bem como em alguns rituais religiosos. Devido às suas limitações técnicas, podia emitir umas poucas notas da série harmônica.
Essas características fizeram com que seu ingresso no mundo dos instrumentos musicais fosse ocorrer somente por volta do século XV, na época do renascimento. Ainda limitado em suas possibilidades, o trompete só tocava, então, algumas notas de reforço à harmonia e à marcação rítmica.
A busca de expandir a extensão musical do instrumento fez com que se empregassem instrumentos mais graves para poder utilizar os harmônicos superiores da série harmônica. Esse procedimento levou o trompete ao seu primeiro auge como instrumento musical, no período barroco. Utilizando-se instrumentos que eram normalmente construídos uma oitava abaixo dos que utilizamos hoje em dia e uma técnica virtuosística, o trompete podia executar melodias dentro da linguagem musical da época.
É interessante notar a profunda mudança ocorrida na técnica do trompete: hoje em dia, os concertos escritos na época do barroco só conseguem ser executados em trompetes piccolo, que têm, em geral, um comprimento de apenas um quarto do de seus antecessores, e é por esse motivo que necessitam de um quarto pisto para poderem executar as notas graves inexistentes no instrumento mais curto.
No período clássico, com a evolução da linguagem musical não acompanhada pelo trompete, ele voltou a segundo plano, como instrumento de reforço rítmico e harmônico. O famoso concerto de Haydn, do período clássico, não foi escrito para trompete, mas sim para o cornet da época, instrumento com chaves similares às do saxofone atual.
No início do século XIX, em 1815, o trompista alemão Heinrich Stölzel desenvolveu o primeiro sistema de válvulas para instrumentos de metal, copiado, adaptado e aperfeiçoado por vários outros fabricantes de instrumentos. Em 1939, o construtor francês Périnet patenteou um sistema de válvulas chamado de "gros piston", que é a origem das válvulas que utilizamos até os dias de hoje.
A partir daí, o trompete tornou-se totalmente cromático, reconquistando o status de instrumento musical completo e acompanhando a evolução da linguagem musical.
Nessa sua nova forma, despontou, em meados do nosso século, como um "príncipe" dos instrumentos, dentro da linguagem do jazz.
FAMILIA DO TROMPETE
- Trompete in Sib
- Trompete in C
- Trompete in D
- Trompete in Eb
- Trompete in F
- Trompete in A
- Cornet ou Corneta in Sib
- Piccolo in A e Sib
- Flugelhorn Sib
*Obs.: Existem trompetes em todas as afinações possíveis, mais é utilizado conforme o repertório ou o musico utilizado da técnica da transposição para tocar trechos onde em precisa de um trompete que esta em uma afinação a qual ele não possui o instrumento;
SURDINAS
Quando necessário, o timbre brilhante e penetrante do trompete pode soar de modo emocionante sobre toda a orquestra . Vários tipos de surdina podem ser usados para modificar o timbre ou produzir efeitos especiais. Quando se toca moderadamente, a surdina (straight) suaviza o som, produzindo um efeito misterioso, como se estivesse soando a distância . Porém, se tocada vigorosamente, seu timbre pode tornar-se áspero e sinistro .Os outros tipos de surdina - usados particularmente no jazz e na musica pop - são: wa-wa, cup, plunger .



AFINAÇÃO
O Trompete mais usado na orquestra é afinado em sib (sua parte, assim como a da clarineta em sib, é escrita um tom acima do som real). Entretanto, o trompete em dó também é comumente encontrado na orquestra, assim como os trompetes menores, afinado em ré e fá agudos, são usados para tocar peças que requeiram o registro agudo, clarino, por exemplo, algumas composições de Bach.
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