sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Representação digital da informação

A representação digital, ou binária, da informação é o aspecto que permite utilizar o computador como um processador simbólico. Um dos aspectos essenciais para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia é, pois, perceber como é representada a informação.


Conversão de Binário para Decimal:
Uma forma de converter de Binário para Decimal é usando as potências de Base dois (2) e somarmos os resultados. Veja a abaixo:
Ex:  a) 101 
                   ²            101   –> 1  0  1 –> 4 + 1 = 5
                                       ²       2² 2¹ 2º                    ¹º

Conversão de Decimal para Binário:
Uma forma de converter de Decimal para Binário, é dividido por 2 ate não ter mais números inteiros. Obs: pegue os números de cima para baixo, como no desenho.
Ex: a) 13
              ¹º                         13|2
                                              1 6|2          –> 1101
                                                 0 3|2                     ²
                                                     1 1

Múltiplos de byte

Múltiplos de bytes
Nome
Símbolo
Múltiplo
Nome
Símbolo
Múltiplo
byte
B
20
byte
B
100
KiB
210
kB
103
MiB
220
MB
106
GiB
230
GB
109
TiB
240
TB
1012
PiB
250
PB
1015
EiB
260
EB
1018
ZiB
270
ZB
1021
YiB
280
YB
1024

Um byte, frequentemente confundido com bit. É um dos tipos de dados integrais em computação É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.
A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é, por vezes, também chamado de octeto, nomeadamente no contexto de redes de computadores e telecomunicações.
A uma metade de um byte, dá-se o nome de nibble.
Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) que é igual a 256.
Note que um byte nada tem de especial, é apenas um número binário de oito algarismos. Sua importância na informática deriva apenas do fato do código ASCII haver adoptado números de oito bits, além de razões meramente construtivas ou operacionais. Por exemplo: os códigos enviados a impressoras para controlar a impressão têm oito bits, os valores trocados pelos modems entre computadores também, assim como diversas outras operações elementares de intercâmbio de informações. Além disso, memórias costumam ser organizadas de tal forma que as operações de leitura e escrita são feitas com quantidades de um byte ou de um múltiplo de bytes (oito, dezasseis, trinta e dois, sessenta e quatro ou cento e vinte e oito bits – o que corresponde a um, dois, quatro, oito e dezasseis bytes, respectivamente).
Segundo norma da IEC, lançada em 2000, foi definida uma nova nomenclatura para dados de base dois em substituição a nomenclatura usada erroneamente de base dez separando a confusão causada entre proporção 1:1000 ou 1:1024, veja mais em Prefixos Binários.

ASCII
ASCII (acrônimo para American Standard Code for Information Interchange, que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base.
A codificação define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis. Desses, 33 não são imprimíveis, como caracteres de controlo actualmente não utilizáveis para edição de texto porem amplamente utilizado em dispositivos de comunicação, que afectam o processamento do texto. Excepto pelo carácter de espaço, o restante é composto por caracteres imprimíveis.

1 comentário: